plazasul-005.jpg

Morar na Saúde 

Conheça este bairro de alta qualidade de vida, sua história, curiosidades, sua estrutura de transporte, lazer e muito mais




botanico_entrada.jpg
Distrito da Saúde
O distrito da Saúde é uma região de classe média alta, com boa escolaridade e alta renda per capta. Segundo o censo de 2010 conta com 130.780 habitantes, equivalente a uma cidade do tamanho de Botucatu ou Bragança.
Possui boa estrutura de transportes, fácil acesso às demais regiões de São Paulo e boa rede de serviços e comércio.
Muito valorizada, a região tem sido objeto de vários novos empreendimentos imobiliários, devido à busca das pessoas por imóveis com boa localização e estrutura urbana.
A Saúde é um dos melhores bairros para se morar em São Paulo.
(ao lado foto do vizinho Jardim Botânico)

HISTÓRIA
Havia no sec. XIX uma parada de tropeiros denominada Cruz das Almas, devido existir ali uma cruz, local de peregrinação. Neste local foi construída, em 1910, a capela de Santa Cruz, onde é hoje as ruas Santa Cruz e Domingos de Morais. Desta capela originou-se a Igreja Nossa Senhora da Saúde, cuja construção iniciou-se em 1928. Com o tempo o local passou-se a ser denominado somente Saúde.
Por esta região passava, desde 1886, a linha do Tramway de Santo Amaro, uma ferrovia de bitola estreita, que ligava São Paulo a Santo Amaro. Uma das suas estações, a do Encontro, situava-se onde hoje é a Estação São Judas. Esta ferrovia ajudou a desenvolver a região e funcionou até 1913 quando foi, parcialmente substituída por linha de bonde. Em 1925 inaugurou-se a linha de Bonde até a Praça da Árvore.

O Bosque da Saúde
No século XIX a prefeitura havia reservado uma grande área verde conhecida como Bosque da Saúde, local de lazer nos finais de semana. Esse bosque era uma faixa verde que tinha início na Praça da Árvore, descendo a região compreendida pela Av. Bosque da Saúde, cruzava o 
Riacho do Ipiranga onde formava várzeas com vários campos de futebol e sequia pela Ruas Ibirarema, Guararema, até o final da Rua Tiquatira, próximo à Av. do Cursino. 
Em 1930 essa região foi dividida e seus arredores aos poucos foram sendo loteados, nada restando hoje do que foi esse bosque além do verde de algumas praças.
bosque_da_sa_de_antigo.jpg

Localização e estrutura urbana
O distrito da Saúde, ligado à sub prefeitura de Vila Mariana, abrange os bairros Chácara Inglesa, São Judas, Vila da Saúde, Vila Cruzeiro do Sul, Vila do Bosque, Vila Monte Alegre, Mirandópolis e Planalto Paulista.
De localização muito estratégica, em linhas gerais pode ser delimitado pelas ruas/avenidas Luis Goes (em Mirandópolis), Bandeirantes, Afonso D’Escragnolle Tayay, Abraão de Morais e Loefgreen.

Transporte
Conta com boa estrutura de transporte e com fácil acesso às principais vias, como Av. Bandeirantes e o mini anél viário, Av. Abraão de Morais/Ricardo Jafet/Imigrantes, Av. Rubem Berta,
Av. Indianópolis além do principal eixo que é a Av. Jabaquara/Domingos de Morais.
Em 1974 passou a contar com a primeira linha de Metrô do Brasil.
Sua localização estratégica permite fácil acesso aos recursos de regiões próximas, como a Vila Mariana/Paulista, Moema, Ibirapuera, Terminal Jabaquara, Aeroporto de Congonhas e também com acesso fácil ao ABC e litoral.
metr_.jpg

Educação
O Bairro conta com várias escolas de educação infantil e colégios como o Avicena, Piramis, Santa Amália, Objetivo dentre outros além da proximidade de outros de destaque como o Colégio Arquidiocesano, Colégio N.Sa. do Rosário e Lumem dentre outros.
De ensino Superior conta com as faculdades Unip, Estácio/Radial, IBGE Sudeste, tem fácil acesso ao eixo universitário da Vila Mariana/Paulista.

Comércio e Serviços
São muitas opções. Há os hipermercados como o Wall Mart e Carrefour, os Shoppings Plaza Sul (foto no alto da página) e o vizinho Santa Cruz, as mega lojas Telha Norte e Center Castilho, os sacolões, além do farto comércio de ruas, em especial na região da Praça da Árvore ao Metrô Saúde, com destaque para as lojas da Ultrafarma.
Feira.jpg
Vale destacar a Feira Livre da Rua Carneiro da Cunha (foto ao lado), que aos domingos ocupa a região com seus 1069 metros lineares e mais de 188 barracas, sendo a a maior feira livre de São Paulo em extensão.

A região conta ainda com vários restaurantes e barzinhos com destaque para o tradicional O Brazeiro Galeto, a pizzaria o Charles Pizza Grill, o Bar Legítimo, a famosa Esfiha Imigrantes e os barzinhos da região da Av. Abraão de Morais.

botanico_entrada.jpg

Lazer e Esporte
Sua localização privilegiada o torna próximo de parques como o Ibirapuera e o Parque do Estado, com o Zoológico, Jardim Botânico e Simba Safari. (foto acima) Possui uma boa rede de ciclofaixas.
Conta os clubes Clube Helvétia, o pequeno mas bem localizado Clube Aquatico do Bosque, e os vizinhos Esporte Clube Sirio, Monte Líbano, Ipê, o Centro Esportivo da PMSP no Ibirapuera. Há ainda uma boa rede de academias de esportes, artes marciais e fitness.


S_o_Judas.jpg
Santuário São Judas Tadeu
O Santuário São Judas Tadeu é uma dos principais destinos de fiéis devotos em São Paulo. Hoje conta com o Santuário Novo, iniciado em 1963 e a paróquia antiga, que foi fundada em 1940 como uma pequena capela. Comemorado no dia 28 de Outubro é, segundo os devotos, o patrono das causas desesperadas. (foto ao lado)